Lamentações–um chamado a sabedoria

Ao transcorrer pelos tristes versos do poeta Jeremias, penso que se poderia dar ainda outro título ao livro, Quando Tornamos Deus nosso Inimigo. Fica-nos claro o fato de que os pecados extrapolaram os limites de Deus, e a ira reprovadora se fez, pois como declara o profeta no capítulo quatro versículo seis: “maior é a maldade da filha do meu povo do que o pecado de Sodoma...”.

Diante de tantos atos de rebeldia do povo ao Senhor, estes se tornaram inimigos de Deus, como os povos pagãos da vizinhança, e ainda foram mais longe, extrapolaram o limite de tolerância ao pecado. O pecado é algo que nos separa do Senhor, e sempre a tendência é nos levar cada vez mais longe, não brinque com o pecado.

Talvez este livro, foi deixado como uma testemunha a nos falar o que envolve a rebeldia e o abandono a Deus. Suas consequências. Mas ainda há esperança, pois as misericórdias do Senhor nos está estendida, e como diz certo adágio: o inteligente aprende com os próprios erros e o sábio aprende com os erros dos outros.

TEXTOS ESPECIAIS PARA MIM

Lamentações 3:21-26 “Entretanto disto me recordo, e portanto tenho esperança: As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, pois a suas misericórdias não tem fim. Novas são a cada manhã; grande é a tua fidelidade. A minha porção é o Senhor diz a minha alma; portanto esperarei nele. Bom é o Senhor para os que nele esperam para a alma que o busca. Bom é ter esperança e aguardar em silêncio a salvação do Senhor”.

Lamentações 3:39-40 “De que se queixa o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados. Esquadrinhemos os nossos caminhos, experimentemo-los, e voltemos para o Senhor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário